Com investimento de R$ 84,6 milhões, estruturas do sistema Mambu-Branco beneficiam 1,2 milhão de moradores.
O Governo de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira (18/6) em Itanhaém, os dois primeiros reservatórios de água tratada do sistema Mambu-Branco.

A entrega ocorreu durante o primeiro dia da Caravana 3D, iniciativa que leva políticas públicas focadas em desenvolvimento, dignidade e diálogo aos municípios e segue na região até hoje, sexta-feira (19/6).
Com aporte de R$ 84,6 milhões da Sabesp, as novas estruturas têm capacidade para armazenar, juntas, 20 milhões de litros de água tratada.
O projeto beneficia diretamente cerca de 1,2 milhão de moradores de cinco cidades: Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. A nova infraestrutura funciona como um estoque estratégico.

Ela garante maior segurança hídrica e resiliência operacional ao sistema durante manutenções ou nos períodos de alta temporada, quando a população local cresce expressivamente.
Iniciadas em julho de 2025, as obras utilizam tecnologia inovadora de tanques metálicos parafusados, feitos com aço galvanizado vitrificado e cobertura de alumínio. Essa solução proporciona maior durabilidade e rapidez na construção.
Cada reservatório possui 56 metros de diâmetro e cinco metros de altura, sustentados por fundações de concreto que atingem 40 metros de profundidade.
O plano prevê a implantação de quatro reservatórios no total, alcançando uma capacidade de 40 milhões de litros de água. As outras duas estruturas seguem em fase de instalação, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.
Quando finalizado, o Centro de Reservação Mambu-Branco irá se consolidar como um dos principais sistemas de abastecimento regional, impulsionando a universalização do saneamento na Baixada Santista.








