Fim da restrição militar cumpre termo de acordo firmado entre os países; navios americanos seguirão na região para monitoramento.
O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) oficializou, nesta quinta-feira (18/6), a suspensão do bloqueio naval no Mar Arábico a embarcações vinculadas a portos iranianos.
Em nota, o órgão informou que as forças americanas não impedem mais o trânsito local e que as ações de fiscalização militar foram encerradas.
A restrição vigorava desde 13 de abril como retaliação ao fechamento do Estreito de Ormuz pela Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. Durante o período do cerco, a Marinha americana atacou nove navios que desobedeceram às ordens, redirecionou 135 e autorizou a passagem de 42.
Apesar da liberação, os Estados Unidos mantêm embarcações militares na região para monitorar o cumprimento do acordo de cessar-fogo assinado na última quarta-feira (17/6).
O tratado prevê a reabertura do Estreito de Ormuz para o livre comércio, canal bloqueado pelo Irã desde 28 de fevereiro.
A retomada normal do tráfego marítimo ainda depende da varredura e da retirada de minas subaquáticas instaladas pelos iranianos.
O memorando estipula o prazo de 60 dias para que as duas nações cheguem a um consenso e apresentem o texto final que encerrará formalmente o conflito.








