Economia Notícias São Paulo

Baixada Santista receberá R$ 8 bilhões para expansão histórica na rede de esgoto

Investimento após desestatização prevê 400 km de novas tubulações e modernização de estações

Os municípios da Baixada Santista receberão R$ 8 bilhões em investimentos para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto até 2029.

O montante anualizado representa o quíntuplo da média aplicada entre 2017 e 2024, período anterior à desestatização da Sabesp.

O plano prevê a expansão de quase 400 km de tubulações em Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande,  extensão equivalente à distância entre São Paulo e Curitiba.

Além da malha coletora, é projetada a entrega da modernização de seis estações de tratamento de efluentes (ETEs) até 2030, abrangendo Bertioga, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Cubatão e Guarujá.

O pacote de melhorias estruturais inclui obras complexas, como a Adutora Santos-Guarujá, via canal subaquático, e a nova Estação de Tratamento de Água Melvi.

O avanço dos trabalhos é monitorado pelo programa estadual “Na Rota da Água”.

 

 

 

Av. Pereira Barreto, 1.286,
Santo André – SP

Baixe nosso Aplicativo

© 2026 Canal ABC. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.