Com o depósito desta terça-feira (23), o volume total transferido às prefeituras em junho atinge R$ 2,08 bilhões
A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) depositou, nesta terça-feira (23), R$ 585,92 milhões nas contas dos 645 municípios do estado.
O montante representa o terceiro repasse do ICMS arrecadado em junho, já deduzidos os valores do Fundeb.
Com essa nova cota, a arrecadação transferida às prefeituras soma R$ 2,08 bilhões no mês.
De janeiro a maio de 2026, o governo estadual efetuou 22 repasses que totalizaram R$ 19,7 bilhões, distribuídos conforme o histórico abaixo:
Janeiro (5 repasses): R$ 3,90 bilhões
Fevereiro (4 repasses): R$ 3,83 bilhões
Março (4 repasses): R$ 3,82 bilhões
Abril (5 repasses): R$ 4,20 bilhões
Maio (4 repasses): R$ 4,01 bilhões
Por determinação constitucional, 25% da receita do imposto pertence aos municípios.
A distribuição semanal ocorre até o segundo dia útil de cada semana, calculada com base no Índice de Participação dos Municípios (IPM) de cada localidade.
As oscilações nos valores variam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento previstos na agenda tributária e o volume arrecadado no período.
O detalhamento das transferências constitucionais está disponível para consulta pública no site da Sefaz-SP.








